Histórico
 30/11/2008 a 06/12/2008
 27/01/2008 a 02/02/2008
 15/01/2006 a 21/01/2006
 04/12/2005 a 10/12/2005
 30/10/2005 a 05/11/2005


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis


FERNANDO.FARIAS
 

TEXTO DO ESCRITOR FERNANDO FARIAS

NA INTRODUÇÃO DO LIVRO VERDE

            Concordo com o escritor Ítalo Calvino. Ele que muito me ensinou sobre a leveza, a rapidez e a exatidão na técnica de escrever, tanto que às vezes vou aos extremos, disse que “hoje em dia, escrever romances longos é um contra-senso: a dimensão do tempo foi estilhaçada, não conseguimos viver nem pensar senão em fragmentos de tempo que se afastam, seguindo cada qual sua própria trajetória, e logo desaparecem”.

         Calvino disse estas palavras no livro “Se um viajante numa note de inverno”, que tem 275 páginas. Um contra-senso.

         Resolvo publicar meus contos em livrinhos de 36 páginas, formas breves, estórias curtas, para um público que nem sempre tem o hábito da leitura. Um tipo de leitor que tem que optar entre ler meus contos ou ver a televisão, navegar na internet, passear no shopping, além dos celulares, cinemas, namorar ou dormir. Uma luta desigual.

         Assim surge a leitura breve, rápida, entre comerciais de TV ou um tempo de uma viagem de metrô. Contos que se descartam e dissolvem no ar. Torpedos que espero que atinjam o cérebro, principalmente pelo o que não foi escrito nas entrelinhas, nada inocentes.

         Aproveitem. O tempo é curto.



Escrito por fernando farias às 19h10
[] [envie esta mensagem]



Como adquirir os livros?

Mande uma mensagem para o e-mail fernando.farias7@hotmail.com solicitando um, dois ou os quatro livros, ao preço de 5 reais cada exemplar. Pagamento será feito por uma conta do Banco do Brasil, com total segurança, e serão enviados pelos correios com um prazo de uma semana.



Escrito por fernando farias às 19h08
[] [envie esta mensagem]



O LIVRO ZUL DE FERNANDO FARIAS

Mesmo recorrendo ao bom humor para nos fazer pensar aqui são 12 histórias curtas, leves, gostosas de ler. Eis as informações sobre cada conto, conforme comentários da professora Aline Carolina Farias, formada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco.

 

LULUZINHO

Mais uma vez Fernando Farias procura avacalhar com o machismo. Para o autor o homem tem mesmo é que ser submisso.

 

O CONGO SAGRADO TIBETANO

Este conto concorreu a um concurso promovido pela Revista Piauí.  Não foi selecionado. Uma pena, pois é bem melhor do que os que ganharam. Do Tibet ao Rio de Janeiro, um desfile de desencontros.

 

VALQUIRIA

Seria um poema? Uma crônica? Talvez apenas um lamento.

 

A CASA DOS SETE GATINHOS

Publicado em coletâneas e sites este é uma das primeiras histórias que surgiu nos exercícios das Oficinas Literárias organizadas pelo Escritor Raimundo Carrero. Era apenas uma brincadeira com Cenários e Cenas. Um sucesso.

 

REDAÇÃO ESCOLAR

A visão do mundo na redação escolar de uma criança, quem sabe aos cinco anos de idade, pois “quando a lua acorda vira um sol...”.

 

ENTRE SETE ESTRELAS

No futuro não se achará a cura para a depressão e a solidão. Nem na distante constelação de Touro quando tudo se acabar. Este é o mote do conto que intitula este Livro Azul.

 

            EM NOME DA VERDADE

            A releitura de um conto popular infantil contatada a partir da visão de um sofrido personagem que vem sendo escrachado ao longo dos séculos. Fernando Farias sai em sua defesa com bom humor.

 

            JOVELINA NO PLANETA DOS MACACOS

            Os boatos são perigosos nas favelas recifenses. Fernando Farias gosta de escrever sobre os nomes e suas conseqüências nas vidas das pessoas.  Drástico.

 

            DINOSAUROS

            A Brincadeira das crianças agora é no futuro, quando as viagens no tempo foram dominadas pela ciência. Bom humor.

 

            VIA LÁCTEA

            O dialogo entre o marido e a esposa no café da manhã. Surrealismo puro. As distancias são grandes. Eu acho um dos melhores contos. Tudo a ver.

 

            MISTRAL

            Parece uma versão moderna da história do patinho feio. O belo e o feio dependem de onde são colocados. Talvez este seja o conto mais humano escrito por Fernando Farias sem cair no piegas. Muito Bom.

 

ELEFANTE

            Este conto foi publicado no primeiro livro de Fernando Farias. Foi o campeão de comentários na internet. Engraçado, surreal e real. Um homem perseguido por um elefante pelas ruas de uma cidade grande, da mesma forma que há uma manada correndo atrás da gente agora sem nos percebamos.



Escrito por fernando farias às 18h51
[] [envie esta mensagem]



 

O LIVRO VERDE DE FERNANDO FARIAS

São sete contos que compõem o Livro Verde de Fernando Farias, Veja aqui os comentários da professora Aline Carolina Farias.

 

FANTASIA MANCHADA DE BATOM CARMIM

Este conto se passa no carnaval pernambucano em pleno desfile do Galo da Madrugada, o maior bloco de carnaval do mundo. Mesmo antes de publicado recebeu prêmio especial do 5º Concurso de Contos da Biblioteca Popular de Casa Amarela. Muita técnica aliada a uma linda história.

 

AMOR DE ARTESANTO

Mais uma vez o autor recorre aos amores impossíveis. O amor de uma Boneca de Pano pelo Boneco de Barro numa típica barraca de artensato na feira de Caruaru. Magia e um desfile de personagens da cultura nacional. Belo.

 

O HOMEM INVISÍVEL

Um cientista maluco concebe uma maquina que permite tornar-se invisível. O primeiro ser humano verdadeiramente abstrato da história. As ilusões dos poderes da inviabilidade tornam-se dramáticas. Cabe ao leitor decidir sobre os perigos das descobertas da ciência ou do humor das fantasias quando se chocam com a realidade.

 

SENHOR. ESCUTAI NOSSAS PRECES.

Este é o único conto do Fernando Farias que nos carrega ao cenário da seca nordestina. Aqui, porém, a universalidade de um tema recorrente na obra do autor. Deus atende as nossas preces?

 

O SOFÁ VERDE

Eis um conto policial. Um assassino com bom gosto musical. A busca de resposta para os motivos de se cometer um crime. 

 

HOMEM NÃO CHORA

Colocar o machismo no seu devido lugar é um dos temas com o qual Fernando Farias adora brincar. Afinal, macho que é macho não chora.

 

SUFOCO

No final um conto realmente sufocante, como são algumas relações que começam leves e depois sufocam. Ao extremo.



Escrito por fernando farias às 18h33
[] [envie esta mensagem]



O LIVRO LARANJA DE FERNANDO FARIAS

São cinco contos. São mais longos, mais instigantes e exige do leitor mais velocidade na corrente sanguínea. 

 

A ESCOLHA DOS ANJOS

Europa, século 19, está para nascer o anticristo. É preciso fazer escolhas urgentes. Para os que tiveram oportunidade de ler estes novos contos do Fernando Farias antes da publicação, este é sem dúvidas o mais fantástico, um jogo de enigmas que nos prende a cada linha nas quais temos também que fazer nossas escolhas.

 

ACIDENTE DE TRABALHO

Fernando Farias não faz concessões quando quer ser cruel. Mas você precisa ler para entender esta crueldade humana.

 

ALMA GÊMEA

As relações mulher e homem quando são tão idênticos e gostos parecidos nem sempre é um aviso de uma final feliz. Ou não?

 

UM PEQUENO ENGANO

Conviver com a burocracia, os programas de qualidade total, contratos, normas, procedimentos empresariais. (E) em meio a tudo isso uma desilusão amorosa.

 

BRINCADEIRA DE CRIANÇA

Neste conto, as relações de um grupo de crianças que brincam com as galinhas no quintal numa bela manhã de domingo. Fernando Farias deve ter tido uma infância cruel.



Escrito por fernando farias às 18h26
[] [envie esta mensagem]



 

O LIVRO VERMELHO DE FERNANDO FARIAS

            Um livro que não deve ser lido em escolas de freiras, por evangélicos radicais e donzelas pudicas. .

 

BORBOLETA

            Este é o segundo poeminha que Fernando Farias escreve. Subtendimento erótico.

 

DORES DE PLUTÃO

            Curtinho e denso. Qual o maior medo do homem? É este medo que nos leva exatamente ao seu encontro. Faz parte dos exercícios do autor em escrever contos com apenas 20 linhas

 

SÓ JESUS SALVA

            Provocativo. Um depoimento de um fanático religioso diante de um juiz. Ele garante que não matou a esposa que amava.

 

CONDENADO

            Aqui é o contrário. No futuro seremos condenados pelo Estado dominado pelos fanáticos fundamentalistas.

 

            NOTURNO DE CHOPIN

            O que você faria se tivesse que impedir seu filho de ser convocado para a guerra. Mesmo que fosse este o desejo dele? Neste conto de muita frieza, a história é contada em ordem cronológica inversa no tempo. Interessante.

 

            ESPELHOS OBSCENOS

            Título deste conto nomeia a capa do livro. Não é por acaso. A Sexualidade confusa de um personagem com muito humor.

 

            SHOW DA TARDE

            De um circo empoeirado no Sertão aos programas de em rede nacional de TV nas tardes de domingo. Não se deve duvidar de shows de magia e poder da mente.

 

            A FILHA DA PUTA

            A história de uma jovem ainda espermatozóide, o início de uma vida nos puteiros do cais do porto até os dias de hoje. Somos carregados pelas palavras a viver a passagem do tempo, as expectativas, sonhos de mãe e a realidade dúbia da filha.

 

            DECAPITAÇÃO

            Tudo para saber se as cabeças continuam pensando após a decapitação? O cenário deve ser algum país da Europa na idade média. A história do carrasco diante da guilhotina e as mudanças no reinado e das vítimas.

 

            SHOE

            Os cacos das xícaras que quebram podem até ser emendados de novo. Mas os amores que se quebram no passado? Após muitos anos, o diálogo de um casal na noite de trovoadas quando ele retorna.

 

            A XOXOTA AZUL

            Segundo Fernando Farias era para ser um conto sobre marketing e espionagem industrial no mercado capitalista. Mas fez tanto sucesso no seu primeiro livro que chegou a ser xerocado e distribuído pelos alunos de uma escola onde a direção proibiu o livro de constar da biblioteca.  Por isso aqui foi republicado. Alguns até pensavam que era a história de um pássaro azul voador.

 



Escrito por fernando farias às 17h41
[] [envie esta mensagem]



Como adquirir os livros.

Mande uma mensagem para o e-mail fernando.farias7@hotmail.com solicitando um, dois ou os quatro livros, ao preço de 5 reais cada exemplar.

Pagamento será feito por uma conta do Banco do Brasil, com total segurança.



Escrito por fernando farias às 17h37
[] [envie esta mensagem]



Contato telefônico:

Se desejar contato telefônico com o autor disque 81.9444.2583



Escrito por fernando farias às 17h34
[] [envie esta mensagem]




LANÇAMENTO



Com um decisivo apoio cultural do Deputado Estadual João Fernando Coutinho, os quatro livros serão lançados na sede a União Brasileira de Escritores no dia 20 de fevereiro, às 16 horas, sem direito a coquetel. Nos dias seguintes faremos outros lançamentos em escolas, feiras livres, velórios, cidades e supermercados.




Escrito por fernando farias às 17h29
[] [envie esta mensagem]




[ ver mensagens anteriores ]